Rescue Remedy

Com certeza, é a essência mais conhecida e mais popular dos Remédios Florais do Dr. Edward Bach. Segundo ele, Rescue Remedy é o remédio do socorro ou do resgate.

Essa essência é a única combinação de remédios florais criada pelo dr. Bach. Ela é também o único dos remédios de Bach cujos efeitos são percebidos imediatamente, dentro de quinze a vinte minutos, ou mesmo antes. Ela é a mistura de Impatiens*, Clematis*, Rock Rose*, Star of Bethlehem e Cherry Plum. É usada principalmente em situações envolvendo stress agudo, choque ou trauma.
Entre as emergências - grandes ou pequenas - que tipicamente se beneficiam com Rescue Remedy, incluem-se acidentes (como após uma queda ou acidente de carro), qualquer tipo de choque ou trauma sofrido pelo corpo ou pela mente, reações agudas de pesar, náusea severa acompanhada de tontura, ansiedade e ataques de pânico, histeria, depois de discussões, antes de uma entrevista estressante ou de um compromisso em que a pessoas irá falar em público e, até mesmo, após uma visita a um médico ou dentista.
O próprio Dr. Bach fazia questão de sempre carregar consigo um frasco da essência, para usar caso alguém precisasse.

Sua Descoberta

No início da primavera de 1934, em Cromer, o Dr. Bach preparou uma combinação de três remédios: Impatiens*, Clematis* e Rock Rose*, para usar em emergências, ao qual deu o nome de Rescue Remedy.
Ele o usou pela primeira vez para salvar um pescador que havia se amarrado ao mastro  de um barco naufrado em uma tempestade e trazido à praia por um barco salva-vidas. Ele delirava, espumava pelo boca e estava quase congelado. O Dr. Bach repetidamente umedeceu os seus lábios com o Rescue Remedy, e antes que tirassem as roupas do homem e o enrolassem em cobertores, ele já estava se levantando em consciência perfeita, pedindo um cigarro. Foi  levado a um hospital e, depois de alguns dias de descanso, estava completamente recuperado de sua experiência aterrorizante.
Em 1935 o Dr. Bach, acrescentou mais dois remédios a esta combinação: Cherry Plum e Star of Bethlehem, completando assim, a sua fórmula.

Suas essências

Impatiens* - para trazer a calma, aliviar a agitação e a tensão pela dor.
Clematis* - para a sensação de desmaio, para a inconsciência e coma.
Rock Rose* - para o terror e o pânico.
Cherry Plum - para ter controle da situação e ver a saída com mais clareza.
Star of Bethlehem - para acordar do choque emocional, para o trauma e entorpecimento.

Preparação 
Rescue Remedy é feita com a mistura das Tinturas-mãe destas cinco essências, sendo considerada como uma única essência, com características e indicações próprias.

Como tomar: 
Adicione quatro gotas do stock a um copo de água e tome aos poucos, com pequenos intervalos, até sentir-se melhor.
Ou tome quatro gotas do frasco de tratamento (preparado na farmácia), diluído em um pouquinho de água ou direto na boca, quantas vezes forem necessárias para obter o alívio dos sintomas.

Mensagem
"A ação desses remédios é elevar nossas vibrações, e abrir nossos canais para a recepção do nosso Eu Espiritual, inundando nossas naturezas com a virtude de que especificamente precisamos, retirando de nós a falha que esteja nos prejudicando. Eles conseguem, como músicas bonitas, ou como qualquer coisa que eleve nosso espírito e nos dá inspiração, elevar nossas próprias naturezas, levando-nos para mais perto de nossas almas. e através desse mesmo mecanismo, são capazes de nos trazer paz, aliviando nossos sofrimentos."
Dr.  Edward Bach

Fontes:
PARONI, Mara.PARONI,Celso.Aprenda a ser Feliz com os Florais de Bach.2003.São Paulo.
GERBER, Dr.Richard.Um Guia Prático de Medicina Vibracional.Ed.Pensamento.VI.p.217.São Paulo.2000

Comentários